Gênero: Mistério, Suspense
Episódios: 24
Sinopse: A história de Gosick acontece no ano de 1924 em uma pequena nação européia, a fantasiosa Saubure. O anime se concentra em Kazuya Kujo, o terceiro filho de um Soldado Imperial Japonês, que está estudando por intercâmbio na Academia Santa Margarida, onde as lendas urbanas e histórias de terror são assunto comum. Lá ele conhece a Victorique, uma garota linda e misteriosa que nunca aparece nas aulas e passa todo o seu tempo na biblioteca, devorando todos os livros ou resolvendo mistérios que os detetives não conseguem resolver. Acompanhem Kujo e Victorique enquanto eles se esforçam para resolverem todo o tipo de mistério assustador.
Minhas Impressões: Esse anime é realmente muito bom e faz jus à fama que ele tem! Ele ficou muito famoso como um shoujo, mas o foco dele é mistério, então eu particularmente não o classificaria como romance e não entendo muito bem porque ele é classificado como shoujo quando o mistério é o que se sobressai. Então, se você não gosta de shoujo, mas gosta de animes de mistério, recomendo dar uma chance para Gosick, pois ele é um ótimo anime de mistério.
A trama se desenvolve em um país fictício no período entre guerras como pano de fundo. Achei muito interessante terem criado um país para passar o anime e não usar um país real, pois isso deu mais liberdade de criação para a autora. A história gira em torno de Kujo, um aluno intercambista do Japão, e Victorique, uma pequena garota extremamente inteligente. A relação entre os dois vai se desenvolvendo ao longo do anime, assim como os mistérios vão sendo desvendados pouco a pouco.
O anime tem uma certa relação com o classico Sherlock Holmes, já que a Victorique age como uma detetive desvendando crimes e mistérios. Por causa do ano que se passa a história, há muitos casos de crimes que são mascarados por histórias de fantasmas e mitos, o que é muito legal para o desenrolar da trama. Cada episódio traz um mistério, às vezes um caso dura mais episódios também, e eu gostei bastante da maioria das histórias, tem bastante suspense até revelar quem são os culpados de cada caso.
A história de vida da Victorique também é envolta em mistérios que vão sendo apresentados aos poucos, mas ficaram algumas lacunas em aberto no anime que precisavam ter sido mais explicadas, principalmente sobre personagens secundários. O final também não foi muito bem trabalhado, ele ficou muito corrido e a história acabou sendo concluída em dois episódios muito rápidos, esse é o maior ponto negativo do anime, mas não acho que é um impeditivo para assisti-lo.
Gosick é muito comparado ao anime Dantalian no Shoka, porque eles têm premissas parecidas. Ambos são de mistério, ambos apresentam um casal como personagens principais (e só inverte as cores de cabelos dos protagonistas, o que eu acho muito engraçado), ambas protagonistas são extremamente inteligentes e estão sempre rodeadas de livros e ambas histórias são envoltas em mistérios. Porém, mesmo sendo parecidos, acredito que a ideia de história acaba sendo diferente o suficiente para assistir os dois animes, principalmente porque quem gosta de um deles, acaba gostando do outro também. Um ponto que acabou deixando os animes parecidos é que eles se passam quase na mesma época. Leia mais sobre Dantalian no Shoka aqui.
Dantalian no shoka |
De modo geral, recomendo Gosick para quem gosta de animes de mistério e drama. É um anime com história pesada e não um romance bobinho, importante saber disse antes de assisti-lo.
Espero que tenham gostado do post!
Deixem sugestões de animes e mangás!
Até a próxima,
Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário